PASSAR MAIS TEMPO EM CASA

Nunca me esqueço de uma vez que fui ao infantário do meu filho na altura do fim de ano.
Eles tinham feito um quadro grande na entrada onde as crianças escreviam os seus desejos para o próximo ano. Foi então que li o seguinte desejo: “passar mais tempo em casa”.
Aquela menina não queria a playstation nem um brinquedo qualquer ou viajar até a lua. Só queria tempo em casa.

Em Portugal, quase não existe a opção de ir à escola metade do dia.
Vim da Argentina habituadíssima às escolas só de manhã ou de tarde. Os miúdos lá tem vida.
Para mim, a escola só é uma parte da vida deles e não a vida inteira. Eles precisam de tempo durante o dia para brincar, para criar, para não saber o que fazer e, assim, inventar alguma coisa.

É difícil ser criativo quando todas as horas do dia temos que fazer um atividade orientada por alguém que diz como a devemos fazer. Se não há tempo livre, não há espaço para criar.
O meu filho vai à escola 8 horas por dia. Depois disso, tem T.P.C. todos os dias, todos os fins de semana, todos os feriados e férias.

As 8 horas por dia não deviam ser mais do que suficientes para aprender o que é preciso? O tempo deles  (e o nosso) é invadido por trabalhos da escola, o que significa que, quando voltam das aulas, só ficam com duas horas livres, que passam a voar.
Se as crianças ainda fizerem alguma atividade extra- escolar (sempre orientada por adultos, por tanto, não é um espaço de brincadeira livre) , quando voltam a casa já não há tempo para mais nada.

Optimo seria que Portugal mudasse o formato da escola, dando a possibilidade de ir só de manhã. Quem não pudesse buscar os filhos na escola, podia ter a opção de desporto e artes durante a tarde. Assim, continuaria a dar apoio aos pais sem ser obrigatório para todos ficar o dia inteiro.
Eu sei que muita gente olha para mim com cara estranha por causa disto mas eu vou continuar a defender o tempo livre das crianças.
Ou pelo menos, das minhas.

crianças brincar.jpg

2 thoughts on “PASSAR MAIS TEMPO EM CASA

  1. Excelente!
    Penso igual! Vamos fazer um movimento “Sem TPC” e “redução do horário escolar opcional”
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Like

Leave a Reply

