Deixemos os miúdos em paz

Reparei que tem sido notícia o facto de que , nos infantários públicos, as crianças de 3 anos não podem dormir sesta.
Pergunto-me quem é que decide uma coisa dessas. Deve ser alguém que nunca teve contacto com crianças, se calhar.
O meu segundo filho tem 2 anos e meio e deve entrar em Setembro no infantário. Ainda não sei se terá vaga no público mas fico já com receio desta situação, considerando que ele dorme entre 2 e 3 horas de sesta todos os dias. Sou incapaz de tirar-lhe esse tempo que tanto precisa.
Seria como começar a deitar-me todas as noites às 3 da manhã, quando tenho que acordar sempre às 7. Existe algum motivo lógico para o fazer?
O motivo parece ser o pouco espaço nas salas para dormir. Quando se constrói uma escola não se tem em conta o espaço que vai ser necessário em cada idade?
Uma educadora disse-me  no outro dia que, nas escolas que acabam às 15h30, os miúdos não dormem porque ficam sem tempo para as actividades da tarde. São tão precisas essas actividades? Quando o meu filho mais velho ía ao infantário, dormia a sesta e depois brincava livremente. Esse tempo de brincadeira livre era o melhor momento para ele.

Não podemos tratar as crianças como adultos. Elas entram na escola cedo de manhã, fazem actividades à tarde e ainda se pretende que continuem bem dispostas sem dormir sesta.
Gostaria de pedir ao ministro de educação que comece a dormir 3 horas a menos todas as noites. Se calhar o assunto fica resolvido.

niño duerme.jpeg

Leave a Reply

