Miúdos felizes

Cada vez mais, os pais têm a preocupação de que os filhos vivam felizes. Para isso, inventam tudo e mais alguma coisa e compram tudo o que eles quiserem, com tal de ver as carinhas sorridentes.
Quando comecei a educar o meu filho percebi que me interessava muito o tema e tento adotar costumes que gosto da Argentina e outros que gosto de Portugal, mas nem sempre consigo pôr em prática os costumes de lá, aqui.
Uma coisa é certa: os miúdos não precisam de tantas coisas nem de tantas atividades. Eles só precisam de tempo livre para estar bem. Se além de tempo tiverem amigos fica melhor ainda.
Muito simples. Tempo.
Para andar de bicicleta, para correr atrás da bola, para INVENTAR! Para ler, desenhar o que lhes apetece e descobrir coisas novas.
Eu não sei o que mudou tanto ao longo dos anos, mas tenho a impressão de que nós tinhamos mais tempo quando éramos crianças.
Será que os pais ganhavam mais dinheiro e não era preciso trabalhar tanto?
Será que não era preciso comprar tantas playstations e tablets e pagar tantas atividades extra-escolares e por isso havia tempo para estar com eles, em vez de estar no trabalho?
Acho que Portugal é um bom sítio para criar filhos. É seguro, tranquilo, um bom clima… só faltaria o Tempo.
Já conheci mães com receio de dar tempo livre aos filhos ou de tirá-los das suas rotinas. É engraçado como algo que para alguém pode ser mau, para outro pode ser o contrário.
Por exemplo, eu adoro tirar o meu filho da sua rotina escolar, convidando amigos para casa depois da escola. Fazem os TPC juntos, brincam, têm um momento diferente, fora da escola, onde se relacionam de outra forma.
É preciso descomplicar e pensar no que é realmente importante para poder transformar o pouco tempo disponível em tempo de qualidade. Eles não necessitam de grandes produções.
Pode ser que, quando forem adultos, já não se lembrem se, em crianças, fizeram um curso de culinária num sábado de manhã, mas vão lembrar-se das relações que estableceram e das tardes inteiras de brincadeiras com amigos.

parque infantil.jpg

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s