Ter amigos é tão bom

A amizade é um tema em que tenho reflectido muito desde que vivo em Portugal.
Venho de um país muito amistoso. A amizade na Argentina é quase como um alimento essencial para as pessoas.
Muitas vezes os portugueses perguntam-me em que são diferentes dos argentinos. Até já me perguntaram se lá são mais “calientes”. Não é nada disso.
Acho que tem a ver com a forma como as pessoas se relacionam. Talvez a palavra seja “proximidade”.
Na Argentina não temos muita necessidade de pôr uma máscara, fazendo de conta que temos uma vida perfeita. Com mais facilidade mostramos a nossa vida real e isso  aproxima-nos.
Quando podemos falar abertamente sobre a nossa vida, os laços que se criam são mais fortes.
Quando temos um encontro com alguém, onde não se partilham coisas pessoais, fica mais vazio e menos íntimo.
Já me aconteceu com alguns portugueses que, quando perceberam que comigo podiam falar à vontade, que não os ia julgar, ficaram logo mais próximos.
Há alguma preocupação com a fachada, com não mostrar a vulnerabilidade, com falar só do que está bem. Não é por acaso que oiço tanto aquela frase: “Está tudo bem? Isso é que é preciso.“
E se não estiver tudo bem? Não queres ouvir a minha resposta?

Ontem, o meu filho ficou em casa de uns amigos e a mãe, que é a minha amiga, enviou um sms a dizer: O teu filho é um amor, tão correto, tão considerado.
É claro que fiquei orgulhosa mas sei que isso tem muito a ver com a minha forma argentina de ser. Desde pequenino que lhe ensino o valor da amizade e o respeito pelas relações humanas. Ele é um miúdo que tem saudades dos amigos nas férias, ou quando vão morar fora do país. Sabe que, às vezes, é preciso pedir desculpas e desculpar os outros.  Que os outros podem enganar-se também mas passa-se por cima e continuam amigos. Sabe que não se diz “não sou mais o teu amigo” porque as relações  não acabam assim por qualquer coisa.

A amizade é das coisas mais lindas que temos neste mundo. Seria bom abrir mais as portas e tirar a máscara para podermos ter relações mais verdadeiras.

amigas.jpeg

Leave a Reply

