Neste Sábado haverá uma aula aberta de estimulação musical para grávidas no espaço Osseus, em Belém.

O mundo intrauterino está repleto de sons. O som do coração da mãe, os sons da digestão e do fluxo sanguíneo são alguns dos que estão presentes 24 horas no ventre materno. Por tanto, os bebés, durante os noves meses de gestação, estão mais habituados a um ambiente sonoro mais do que silencioso.

O primeiro sentido que desenvolve o bebé é a audição. A partir do segundo trimestre o bebé já tem o ouvido desenvolvido e, antes de esse tempo, pode perceber o som a través das vibrações, de maneira proprioceptiva. É o único sentido que o conecta com o exterior.

A música é um fenómeno mundial, todas as culturas sempre dançaram e cantaram. Hoje em dia é estudada pela neurociência aportando valiosa informação sobre o impacto que tem na nossa emoção, na expressão, nas habilidades sociais e linguísticas, nas habilidades espaciais e motoras, na atenção, na memoria e na criatividade, e entre outros aspectos.

Realizar esta actividade de estimulação musical durante a gravidez permite à mãe conectar-se com o momento da gestação em que se encontra. A mãe vai acumulando canções que depois servirão como ferramenta nos momentos mais difíceis da maternidade. O bebé vai conhecer e lembrar essas músicas que foram trabalhadas durante a gravidez e que, por serem um elemento conhecido, lhe provocarão calma. É uma actividade que possibilita o autoconhecimento e a conexão profunda entre mãe e bebé.

Onde: Osseus – Investigação e educação somática
Rua Martins Barata n8, 1400-248
Belém, Lisboa
Quando: Sábado 14 de Outubro das 11.30 às 13 h.
Entrada livre.

Para mais informações contacte:
margaronco@gmail.com 960313620
Facebook

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s